Comunicado Extraordinário

Comunicado Extraordinário

COMUNICADO URGENTE

CORONA VÍRUS

 

Caros associados, como é de conhecimento de todos estamos vivendo um momento crítico em termos de saúde, causado pela pandemia de COVID-19, mais conhecido como Corona vírus. Sabe-se que este vírus possui um grau de virulência bastante alto, ou seja, é muito facilmente disseminado por gotículas de fluidos humanos ou contatos com pessoas ou superfícies contaminadas.

Portanto, o maior risco desta doença é o crescimento do número de doentes em escala exponencial, podendo chegar a afetar, em um curto espaço de tempo, uma quantidade enorme de pessoas concomitantemente. Os quadros clínicos da doença têm mostrado que embora muitos pacientes não apresentem maiores complicações, existe uma certa proporção de doentes que evoluem para quadros muito graves, requerendo atendimento hospitalar e de UTI.

Pois bem, mesmo que esta proporção seja baixa, se existir um número muito grande de doentes ao mesmo tempo, estatisticamente o número de doentes necessitando de atenção hospitalar/UTI irá exceder a capacidade de recursos disponíveis. É exatamente o que está ocorrendo, por exemplo, na Itália.

A forma correta de se abordar esta pandemia é evitar a ocorrência de um “pico” de doentes, fazendo com que as ocorrências sejam postergadas. Desta forma os casos críticos também estarão diluídos ao longo do tempo e haverá melhores condições para os sistemas de saúde prestarem atendimentos adequados. Isto se consegue através do chamado “isolamento social”. Ou seja, diminuir ao máximo os contatos entre pessoas para reduzir as velocidades de contaminação. Desta forma, a curva do número de portadores da doença ficará mais “achatada”, ou seja, a quantidade de doentes estará mais distribuída ao longo do tempo. Países como Hong Kong e Singapura, com enormes densidades demográficas implementaram isso muito cedo, e estão com as melhores taxas de sucesso no controle da doença.

Com base nisto, e seguindo as ações dos governos, prefeituras, universidades, Organização Mundial da Saúde e demais especialistas, estamos decidindo que a partir de hoje estarão suspensas por prazo indeterminado todas as atividades do CCV que impliquem na reunião de pessoas, e que não sejam essenciais para a manutenção, administração e segurança do clube. Esta suspensão inclui as atividades esportivas com professores/instrutores, competições, jogos, missas, hípico, reuniões, etc.

Esperamos que o espírito comunitário do CCV mais uma vez nos ajude a superar esta situação e que em breve possamos retornar às nossas rotinas e atividades.

 

Muito obrigado pela compreensão e apoio!

 

Atenciosamente

                                                           A Diretoria                                               16/03/2020