REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL

"PÉ-NA-BOLA 2017" - VETERANO E MASTER

  Download do Regulamento

 

DA DENOMINAÇÃO
 
Artigo 1º - O Pé-na-Bola é um campeonato interno de futebol de campo realizado anualmente pelo Clube de Campo Valinhos, nas categorias Veterano (nascidos até o ano de 1987 – completar, no mínimo, 30 anos em 2017) e Master  (nascidos até o ano de 1972 – completar, no mínimo, 45 anos em 2017), tendo por finalidade:
A-) Difundir a prática do futebol entre os associados;
B-) Proporcionar aos associados, dentro das possibilidades, reuniões de caráter desportivo e social.
§único: poderão ser permitidas inclusões excepcionais de jogadores que não cumpram o requisito da idade mínima, devido a sua qualidade de sócio, e somente quando aceitos pela coordenação do campeonato.
 
DA ORGANIZAÇÃO
Artigo 2º - O Pé-na-bola será organizado por um Colegiado, composto pelos coordenadores de times, que terá plenos poderes para proferir todas as decisões necessárias a garantir o normal andamento da competição.
PRESIDENTE DO COLEGIADO
Carlos Ritacco Natal
 
COLEGIADO
MASTER:
 1.  Hermilton Rodrigues Nogueira (Tom)  - Porto
 2.  Nivaldo Tordin - Borussia 
 3.  Carlos Ritacco Natal - Barcelona
 4.  Luciano Beck - Juventus
 
VETERANO:
1- Marcos Antonio Martins (Pirata) - Porto
2- Luis Eduardo Teixeira - Borussia 
3 - Felipe Camargo Simone - Barcelona 
4- Fábio Henrique Marques – Juventus 
 
DA INSCRIÇÃO
Artigo 3º - Poderão inscrever-se no “Pé na Bola” todos os sócios quites com os cofres do Clube e também convidados, dentro dos critérios e prazos estabelecidos pelo Colegiado e Diretoria:
 
A-) A entrada de jogadores após o início do campeonato só poderá ocorrer em caso de substituição de atleta que desistiu da competição, por contusão ou outro motivo particular, sempre por outro jogador de mesmo nível técnico, sendo que todos os casos deverão ser analisados, individualmente, pelo Colegiado, ficando a critério deste a aprovação da inscrição.
 
B-) Para a aprovação da entrada de jogadores, serão considerados os votos dos coordenadores da respectiva categoria (1 voto por time). 
 
DO UNIFORME
Artigo 4º - Após a composição definitiva das equipes, o Colegiado promoverá a distribuição dos uniformes, oportunidade em que os participantes efetuarão o pagamento da taxa de inscrição, no importe de R$ 120,00 (cento e vinte reais) para os sócios e R$ 180,00 (cento e oitenta reais), para os convidados de sócios.
Parágrafo único: O valor a ser pago por jogadores que eventualmente adentrarem o pé na bola 2017 com o campeonato em andamento será estudado pelo colegiado.
 
DAS EQUIPES
Artigo 5º - Para a disputa do campeonato as equipes serão divididas em 04 (quatro) times na categoria veterano e 04 (quatro) na categoria master.
 
DO CAMPEONATO
Artigo 6º - Os jogos serão realizados aos domingos no período da manhã;
A-) O primeiro jogo deverá ser iniciado às 9:00 hr., com tolerância de 15’ e o segundo às 11:00 hr., sem tolerância. Master e Veterano de uma mesma equipe jogam no mesmo dia, conforme tabela a ser divulgada antes da competição, sempre o 1º jogo do dia sendo o da categoria Master.
 
A.1-) O início do 1º jogo será dado com qualquer nº de atletas a partir de 6 (cinco e mais o goleiro) de um mesmo time.
A.2-) Caso o 1º jogo tenha seu início retardado, por qualquer motivo, este será encerrado, impreterivelmente, às 11:00 h., independentemente de quantos minutos tenham sido jogados.
A.3-) Eventual WO terá como placar computado 6 x 0 (seis a zero).
A.4-) Caso um jogo não chegue ao seu final por desistência de uma das equipes, o placar computado será o da partida parcialmente jogada ou 6 x 0, o mais vantajoso para o time vencedor. Neste caso serão computados os goleadores da partida para efeito de artilharia.
 
B-) O campeonato será disputado em 2 turnos.
 
B.1-) Todas as equipes jogarão entre si, dentro de cada turno e categoria. Ao final de cada turno, serão computados os pontos para cada equipe, conforme a seguir indicado:
 *Veterano e Master: 4 pontos para a equipe melhor colocada no turno, 3   pontos para a 2ª, 2 pontos para a 3ª, e 1 ponto para a 4ª.
B.2-) Serão somados os pontos do 1º e do 2º turnos, obtidos na forma do item B.1,  a fim de se chegar à colocação final das 4 equipes por categoria.
B.3-) A equipe classificada em 1º lugar estará automaticamente classificada à final do campeonato; a equipe classificada em 4º lugar estará eliminada da competição.
B.4-) As equipes classificadas em 2º e 3º lugares farão a semifinal, em jogo único, com vantagem do empate para aquela que terminou a fase de classificação em 2º lugar, sem necessidade de prorrogação.
B.5-) O campeão do pé-na-bola 2017 será conhecido após 1 jogo final a ser disputado entre o vencedor da semifinal e o 1º colocado geral, que tem a vantagem do empate, conforme explicado no item B.8.
B.6-) Em caso de igualdade de pontos ganhos entre duas ou mais equipes, para se chegar à colocação final num turno, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
 
A-)Número de vitórias no turno;
B-)Saldo de gols no turno;
C-)Número de gols marcados no turno;
D-)Confronto direto (quando o empate for entre 2 equipes);
E-)Menor nº de cartões vermelhos recebidos até o momento – somados os jogos nos turnos;
F-) Menor nº de cartões amarelos recebidos até o momento – somados os jogos nos turnos;
G-)Sorteio
 
B.7)  Em caso de igualdade de pontos, recebidos conforme item B.1, entre duas ou mais equipes, para se chegar à colocação final após os dois turnos, visando-se ao cruzamento da semifinal conforme  item B.4, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
         
A-) Número de pontos ganhos somando-se os jogos dos 2 turnos;
B-) Número de vitórias somando-se os jogos dos 2 turnos;
C-) Saldo de gols, somando-se os jogos dos 2 turnos;
D-) Número de gols marcados, somando-se os jogos dos 2 turnos;
E-) Pontos e saldo de gols em confronto direto (quando o empate for entre 2 equipes) nos 2 turnos;
F-) Menor número de cartões vermelhos recebidos, durante os 2 turnos;
G-) Menor número de cartões amarelos recebidos, durante os 2 turnos;
H-) Sorteio 
 
B.8-) Não haverá prorrogação e nem cobrança de penalidades máximas para a definição do campeão após a final. Em caso de empate no tempo normal do jogo final, será considerada campeã a equipe classificada diretamente às finais.
 
DAS REGRAS
Artigo 7º - As regras para disputa dos jogos serão as mesmas que regem a prática do futebol de campo, aprovadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) exceto quanto aos seguintes itens:
  - Nº de jogadores por time;
- Substituição de jogadores;
- Marcação de impedimento;
- Duração do jogo;
- Parada técnica durante as partidas;
- Cartão Azul que obriga o infrator a permanecer 5 minutos fora do jogo.
 
A-) Serão escalados 09 (nove) jogadores por equipe, incluindo o goleiro.
 
B-) Não haverá limite de substituições e todos os jogadores que assinarem a súmula, na sua categoria, terão direito a jogar o tempo mínimo de 20 (vinte) minutos. Os atletas substituídos poderão retornar ao campo de jogo a qualquer tempo, em nova substituição a atletas participantes da partida. Os coordenadores de equipe estarão obrigados a colocar em campo todos os atletas presentes pelo tempo mínimo de 20 (vinte) minutos. Caso estejam à disposição para atuar em outra categoria, essa obrigatoriedade não será considerada. Tal obrigatoriedade será aplicada durante os 2 turnos, sendo dispensada na semifinal e finais.
 
C-) Para poder participar da semifinal e das finais, o atleta terá que ter participado, obrigatoriamente, de, no mínimo, 3 partidas nas fases classificatórias (2 turnos).
 
D-) Caso um atleta esteja impossibilitado de jogar, por contusão ou outro motivo, deverá comparecer ao gramado no horário do jogo de seu time e fazer constar na súmula a sua presença, indicando o motivo da ausência no jogo e assinando abaixo. Os coordenadores envolvidos no confronto devem apor suas assinaturas conjuntamente. Isso valerá como partida disputada pelo atleta.
 
E-) O tempo de duração das partidas será de 80 (oitenta) minutos, divididos em 2 tempos de 40 (quarenta) minutos cada, com parada técnica de 2:30 minutos, OBRIGATÓRIA para o master, e OPTATIVA para o veterano, aplicada na metade de cada tempo. No veterano a opção será feita pela equipe que der a saída de bola em cada tempo, podendo ser pedida ao árbitro até os 20 minutos de jogo.
 
F-) O intervalo entre os 2 tempos será de 10 minutos.
 
G-) A contagem de pontos será a seguinte:
• Vitória: 3 pontos / Empate: 1 ponto / Derrota: 0 ponto
 
H-) O prazo de tolerância para início do primeiro jogo da rodada será de 15 (quinze) minutos, contados a partir do horário estabelecido pela tabela. Ao final do prazo de tolerância, a partida deverá ser iniciada, QUALQUER QUE SEJA O NÚMERO DE ATLETAS PRESENTES, considerando-se o número mínimo de 6 atletas, incluindo o goleiro. Será decretado WO somente se a equipe não possuir 6 atletas para iniciar o jogo, ou não aceitar iniciar o jogo com número de atletas entre 6 e 8. No segundo jogo da rodada não haverá tolerância em relação ao horário da tabela devendo a partida ser iniciada às 11:15 h., ou imediatamente na sequência do término do jogo anterior, seguindo-se a mesma regra do nº de jogadores para a aplicação do WO.
 
I-) Se a partida for paralisada por algum motivo de relevância maior, até a metade do segundo tempo, serão disputados os minutos restantes em outra data, considerando-se o resultado parcial do momento da paralisação. Se a paralisação acontecer após a metade do segundo tempo de jogo (60 minutos jogados), o placar será dado como resultado final.
 
J-) Caso, durante o transcorrer da partida o juiz julgar, conjuntamente com os representantes das 2 equipes, que o campo está impraticável, deverá paralisar a partida, aplicando-se as disposições do item anterior.
 
K-) Não se realizando uma partida por qualquer motivo, ou caso exista a necessidade de complementação de partida paralisada, a marcação da mesma ficará a critério do Colegiado.
 
L-) Os jogadores do Master  poderão jogar na categoria Veterano.
 
M-) Os jogadores da categoria Veterano poderão participar na categoria Master conforme itens seguintes (N e O),  e somente nos casos de insuficiência do número de jogadores. A chegada de qualquer atleta do master implicará na imediata substituição do veterano que estiver em campo.
 
N-) Somente serão autorizados a participar de jogo da categoria master atletas do veterano da mesma equipe, desde que tenham nascido até 1977 (completem 40 anos, no mínimo, em 2017), e sempre deixando a equipe a ser completada com, no mínimo, 1 jogador a menos. Dessa forma, caso a equipe master tenha 1 jogador a menos, não será permitida a entrada de nenhum veterano (exceto o goleiro, conforme item posterior); caso houver 2 jogadores a menos, poderá entrar 1 jogador veterano (mais o goleiro, conforme item posterior); caso houver 3 jogadores a menos, poderão entrar 2 jogadores veteranos (mais o goleiro, conforme item posterior), e assim por diante.
 
O-) O goleiro do Master poderá ser qualquer jogador do Veterano, com exceção de seu goleiro, sem necessidade da idade mínima, e sem a necessidade da manutenção de 1 jogador a menos de que fala o item anterior, mas somente será permitida tal manobra em caso de insuficiência de jogadores do master.
 
P-) Não haverá marcação de impedimento nos jogos do pé-na-bola 2017.
 
 
DA DISCIPLINA - CARTÕES
Artigo 8º - As faltas por indisciplina ou violência durante a realização dos jogos serão punidas com a aplicação de cartões, amarelo, azul ou vermelho, a critério do árbitro da partida.
 
A-) O jogador punido com cartão vermelho estará automaticamente suspenso do próximo jogo de sua equipe, na respectiva categoria, e, dependendo da gravidade da situação, poderá ser aplicada uma maior sanção, que irá desde mais jogos de suspensão até a exclusão do jogador do campeonato, de acordo com deliberação a ser feita pelo colegiado.
 
B-) O jogador que receber 03 (três) cartões amarelos, estará automaticamente suspenso do próximo jogo de sua equipe, na respectiva categoria; um eventual 2º amarelo e consequente vermelho em uma partida não elimina o 1º amarelo, que entrará na contagem dos 3 para suspender de próximo jogo. Caso seja o 3º amarelo e venha a tomar o vermelho, o atleta ficará 2 jogos suspenso.
 
B.1-) Os cartões recebidos por um atleta em uma categoria NÃO SERÃO CONTADOS PARA A OUTRA, no caso de ele, eventualmente, participar das 2.
B.2-) Os cartões amarelos serão zerados para a semifinal e final. Eventuais cartões vermelhos terão que ser cumpridos em semifinal e finais. Eventual 3º amarelo recebido na última partida do 2º turno não suspenderá da semifinal ou final.
B.3-) Haverá a aplicação de cartão azul, a critério da arbitragem, o que acarretará a suspensão do jogador da partida em andamento, mas não suspendendo da próxima.
B.4-) O cartão azul será obrigatoriamente precedido de um cartão amarelo, na mesma jogada, e caso o árbitro não apresente o amarelo no lance, este será computado para efeito de contagem dos 3 cartões que excluirão o atleta de partida futura.
 
Artigo 9º - Todos os atos de indisciplina serão analisados pelo Colegiado, independentemente da punição aplicada pelo juiz da partida, e poderão variar desde jogos de suspensão até a exclusão do jogador do campeonato em disputa, e até mesmo do impedimento de inscrição em futuras competições.
 
Parágrafo único: As penas aplicáveis aos convidados envolvidos em ocorrência disciplinar de natureza grave serão extensivas ao sócio responsável pelo infrator, a critério do Colegiado, sem prejuízo das sanções estatutárias / administrativas da alçada da Diretoria.
 
Artigo 10º - Perderá os pontos, após concordância do colegiado, a equipe que:
 
A-) Incluir nas partidas os jogadores que estiverem cumprindo pena imposta por cartões ou pelo Colegiado.
B-) Incluir jogador não inscrito de acordo com este regulamento, ou em desacordo com o previsto no artigo 7º, M e N.
C-) Abandonar a partida antes do seu final.
D-) Não estiver uniformizada para a realização do jogo, com uniforme oficial completo, com exceção do goleiro, que poderá, se necessário, utilizar uniforme diferente, após consideração do colegiado.
E-) Não incluir nas partidas, durante os 20 (vinte) ou 15 (quinze) minutos obrigatórios, dependendo da categoria, os jogadores devidamente uniformizados que comparecerem ao jogo, assinarem a súmula de sua respectiva categoria e fizerem constar nesta a sua insatisfação com o fato. 
 
COMPETE AO COLEGIADO
Artigo 11º - Ao Colegiado compete fazer cumprir este regulamento e resolver todas as questões que digam respeito ao campeonato, inclusive as disciplinares. 
 
COMPETE AOS CAPITÃES DAS EQUIPES:
Artigo 12º 
A-) Fazer cumprir o regulamento.
B-) Fazer com que todos os atletas devidamente uniformizados assinem a súmula.
C-) Observar o horário pré-estabelecido para o início da partida.
D-) Controlar o tempo da partida, juntamente com o árbitro.
E-) Observar as substituições e comunicar ao árbitro da partida.
F-) Anotar na súmula os acontecimentos ocorridos nos jogos.
G-) Juntamente com o árbitro da partida, verificar as condições do campo.
H-) Escolher um árbitro para dirigir a partida, quando faltar o árbitro oficial.
I-) Zelar para que, durante as partidas, permaneçam dentro do campo apenas os jogadores uniformizados da categoria que forem jogar.  
J-) Assinar a súmula após os jogos de sua equipe.
 
 
COMPETE AOS COORDENADORES DAS EQUIPES
 
Artigo 13º:
A-) Representar sua equipe nas reuniões do Colegiado.
B-) Instruir seus jogadores, principalmente sobre aos aspectos disciplinares.
C-) Estar presente a todos os jogos da sua equipe, escalando-a.
D-) Fazer cumprir o horário pré-estabelecido na tabela, bem como as regras estabelecidas no regulamento.
E-) Repassar a todos os jogadores de sua equipe cópia deste regulamento.
 
COMPETE AO ÁRBITRO
Artigo 14º:
A-) Manter a ordem e a disciplina em campo.
B-) Juntamente com o representante, verificar e julgar a praticabilidade do campo.
C-) Assinar a súmula, acrescentando o que julgar necessário.
D-) Dar por encerrada a partida.
 
COMPETE AOS JOGADORES
Artigo 15º:
A-) Comparecer a todos os jogos de sua equipe.
B-) Acatar as decisões do juiz da partida.
C-) Acatar as decisões dos responsáveis pela equipe.
D-) Não discutir ou ofender com palavras ou gestos os adversários, árbitros, colegas de equipe ou assistentes.
E-) Comparecer aos jogos de seu time devidamente uniformizados (uniforme oficial completo).
 
DISPOSIÇÕES FINAIS
 
Artigo 16º - O Colegiado apreciará as reclamações apresentadas pelas equipes no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados da data de sua entrega, e comunicará sua decisão que é irrecorrível, diretamente ao responsável pelo time reclamante.
Artigo 17º - Os casos omissos ou não previstos neste regulamento serão decididos pelo Colegiado, e em caso de impasse em qualquer decisão, caberá ao Supervisor do Colegiado proferir decisão final, que será irrecorrível.
Artigo 18º - O Colegiado somente avaliará fatos e circunstâncias relatadas em súmula. O prazo para que os fatos sejam relatados em súmula termina quando a mesma é assinada pelos capitães, ao final de cada partida. 
Artigo 19º - Todos os representantes do colegiado receberão este regulamento e serão responsáveis pelo repasse aos atletas de seu time.
 Artigo 20º - O campeonato será apitado por um árbitro a cada dia de jogo,  contratado pelo colegiado
 Artigo 21º  - É obrigatória a utilização, pelos jogadores, de chuteiras de solado de borracha, ditas chuteiras para FUTEBOL SOCIETY ou utilização de chuteiras de travas de borracha, ou chuteiras de futebol de campo, em quaisquer circunstâncias.
                                                                                   Valinhos, 28 de Junho de 2017.
                                                                                          MEMBROS  DO COLEGIADO