ENFIM, A NOSSA HISTÓRIA!

Como Presidente da Comissão Memória, é com muita satisfação, exultada pelo sentimento do dever cumprido depois de um longo trabalho e para que não se perca mais tempo, que decidi disponibilizar o que temos da nossa rica História.

A Comissão Memória foi idealizada pelo Brasil,  Neves e Tite, como o Neves nos conta abaixo.

E por ser um trabalho perene, não se encerra aqui. A partir de agora, com o apoio da atual Diretoria, sob a “batuta” do Neves,iremos aprontando e divulgando mensalmente, por ordem cronológica, o que temos escrito, cobrindo o que conseguimos amealhar de 1953 até os dias atuais.

Com a expressão “CONSEGUIMOS!”, agradeço a todos os colegas da Comissão, não me esquecendo dos sócios que colaboraram e que, com certeza, continuarão nos oferecendo seus préstimos, juntamente com outros amigos.

Muita saúde a todos.

Edmo.

 

Encontro onde nasceu a idéia da Comissão

"Tudo começou num dia de comemoração.

Era a reinauguração do Centro Hípico ou, talvez, somente do Picadeiro. Concorreram muitos associados, parentes e convidados. O clima era muito agradável e cordial entre todos os presentes. Muitos de nós estávamos nos revendo naquele dia, depois de longo período de ausência, uma vez que já não havia mais aquele ambiente de confraternização e, obviamente, precisávamos aproveitar aquela ocasião.  A prosa transcorria fluente, alegre e divertida. Com as festividades da comemoração, vários dos associados mais novos demonstraram interesse em conhecer os antecedentes que culminaram com aquele evento. Perguntavam quando foi criado o Centro Hípico, quando foram construídos os vários módulos, o picadeiro, etc. Nós, os mais velhos, narrávamos, orgulhosamente, os pormenores, para gáudio e admiração dos mais novatos, interessadíssimos em conhecer toda a nossa história. Daí, veio-me a ideia e a percepção de que, nossa história, tão bela e rica, não estava sendo transmitida àqueles mais recém chegados. E, pior ainda ! Com isso, estávamos privando que sentissem o que eu chamo de “Espírito do Clube”, que é o que nos faz diferentes e privilegiados.  É que esse “espírito” se conquista com o conhecimento de nossa história e, nós, mais velhos, que a acompanhamos, sentimos nesse “estado de espírito” o verdadeiro prazer de pertencer a essa Comunidade tão peculiar e ímpar.  Tínhamos, nós a quase obrigação de repassar e perenizar nossas riquezas históricas, pensei, então !

Parti para a ação e, como Presidente do Conselho Deliberativo daquela época, apresentei, como Conselheiro, um projeto de criação e regulamentação do que chamei “COMISSÃO ESPECIAL DE CATALOGAÇÃO E PRESERVAÇÃO  DA MEMÓRIA HISTÓRICA DO CLUBE DE CAMPO VALINHOS”. A ideia foi acolhida pelo Plenário do Conselho Deliberativo que a aprovou por unanimidade e sob aplausos, em 28 de abril de 2012.

Tive a felicidade de escolher para presidir aquela Comissão, nosso querido amigo e companheiro, BRASIL GERALDO que, com seu dinamismo, disciplina e competência, deu os primeiros passos para eternizar a Comissão.  Vários colaboradores foram chegando e incluídos naquela empreitada. O Tite, o Eduardo Azzari, a Marcia Altenfelder, a Maria Inês, a Julinha, a Vera Brasil, o Rubens Quintão, o Luiz Ferraro, o  Guache e o Sérgio da secretaria, dentre outros e, em especial, o Edmo Dávila. Num esforçado, porém exitoso, trabalho de coleta, dispomos hoje, na Comissão, de considerável acervo de documentos, fotos, depoimentos e outros recursos que, agora sim, podemos começar a, orgulhosamente, divulgar. Hoje, nosso Presidente é justamente o Edmo, a quem me referi acima como especial, em razão de sua especial dedicação, diária, e seu inquebrantável e contagiante entusiasmo.

Depois da informatização orientada pelo Álvaro (Gu), com o apoio da atual Diretoria e agora com a aquisição do Tércio, tenho certeza que, doravante, com a dedicação e ajuda de todos, nossa Comissão finalmente “decolou”. Daqui por diante, teremos cada vez mais inspirações para acrescentar histórias e estórias ao acervo de nossa Comissão e, obviamente, compartilhar com toda a querida Comunidade Cecevense, o verdadeiro “espírito” que nos norteia e que faz toda a diferença de pertencermos a essa inigualável e fraternal Comunidade chamada CLUBE DE CAMPO VALINHOS.

Sinceramente,

JOSÉ BENEDITO NEVES"

 


Se você é ou foi sócio, morador ou amigo e quer colaborar neste projeto com fotos ou filmes, se quer dar seu depoimento ou contar um "causo", identificar pessoas em fotos, contribuir com alguma informação ou sugestão, entre em contato com a gente pelo e-mail memoria@ccvalinhos.com.br e ajude-nos a registrar a história do CCV!

 

Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, 
somos habitados por uma memória
.
José Saramago